Qual a importância da Limpeza dental e qual a periodicidade para fazer?

raspagem-dental-em-altamira

A limpeza dental, também conhecida como limpeza dentária ou profilaxia dentária, é um procedimento extremamente importante e que permite a manutenção da saúde e beleza não só dos dentes, como das gengivas.

Infelizmente, a maior parte das pessoas não vai até o dentista para realizar esse procedimento e sequer sabe da necessidade de fazê-lo, o que coloca em risco, principalmente, a saúde bucal geral.

Pensando nisso, esse artigo tem o objetivo de mostrar a importância da limpeza dental e qual a periodicidade para se fazer o procedimento com um profissional em um consultório odontológico.

Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

A importância da limpeza dental

A limpeza dental, como dito, é extremamente importante para manter a saúde bucal em dia, garantindo dentes e gengivas saudáveis.

Mesmo aquelas pessoas que realizam a prática dos cuidados diários, como a escovação e o uso de fio dental, além da utilização de enxaguantes antissépticos, ainda podem sobre com problemas dentários.

Entre eles, podem ser citados o acúmulo da placa bacteriana e de tártaro, além do surgimento de cáries, que aos olhos de alguém que não é profissional passa totalmente despercebido.

Quando a limpeza dental não é realizada, você corre riscos como:

• Evita o risco dos tratamentos de canal: não realizar a limpeza dentária, corre-se o grande risco de que cáries se alojem nos dentes, além de ter o perigo de necessitar de um canal
  • Ajuda a manter a higiene caseira dental: quando você faz a profilaxia dentária no período indicado, torna-se mais fácil fazer a higiene caseira, o que reduz as chances de placas bacterianas e de cálculos
  • Diminui o risco das doenças dentárias: quando se faz a limpeza dental a cada seis meses, os riscos do surgimento de doenças dentárias, como a gengivite e a periodontite são diminuídos. Portanto, é bem melhor prevenir do que remediar
  • Menos chances de perdas dentárias: ao fazer a limpeza dental dentro do período indicado, as chances de se perder dentes, justamente devido ao surgimento de doenças dentárias e na gengiva, são bem menores

Qual a periodicidade para fazer a limpeza dental?

E de quanto em quanto tempo fazer a limpeza dental?

É preciso lembrar que tão fundamental quanto fazer o procedimento da limpeza dental é a frequência com que ele é realizado.

A maior parte dos dentistas recomenda que seja feita a limpeza dental profissional a cada 6 seis (ou seja, semestralmente), o que irá depender de cada caso, logicamente.

Ao ser feita a limpeza dentária da maneira periódica, você garante que irá se evitar o acúmulo de placas, tártaros e cáries, além de reduzir os riscos das doenças bucais e dentárias citadas.

Portanto, consulte seu dentista para saber qual é a indicação dele em termos de periodicidade, garantindo assim a realização do procedimento da forma certa.

Conclusão

Como você viu, a limpeza dental é um procedimento extremamente importante e que deve ser feito por um profissional capacitado, o que garante que a saúde dentária e bucal de maneira geral.

Neste texto, mostramos a você qual é a importância de fazer a limpeza profissional e o período indicado para o procedimento, que em geral é a cada seis meses, garantindo a proteção dos dentes e da gengiva.

Portanto, não perca tempo e marque sua avaliação para saber mais detalhes sobre tratamentos.

Gostou do artigo de hoje sobre qual a importância da limpeza dental e qual a periodicidade para fazer?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Agende agora sua avaliação