Quais são os tipos de aparelho dental?

Corrigir problemas da arcada e dos dentes exige o uso de aparelho dental, essenciais para qualquer pessoa, em qualquer idade, que queria fazer um tratamento com resultado.

Se antes, aliás, os aparelhos ortodônticos eram algo apenas usado com finalidade de tratamento, hoje também se tem o ponto de vista estético, por isso eles foram evoluindo com o tempo.

Sendo assim esse artigo tem o intuito de falar, justamente, de quais são os tipos de aparelho dental que existem hoje no mercado.

Quer saber mais a respeito do assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

Aparelho convencional

O aparelho dental convencional, também conhecido como aparelho fixo, é o modelo mais famoso na questão do tratamento da correção da posição da arcada dentária e do desalinhamento dental.

A estrutura desse tipo de aparelho dental é, de forma geral, de um material metálico e que contém as ligaduras ortodônticas, as famosas borrachinhas do aparelho.

Aliás, aqui também entra a questão estética, já que hoje as borrachinhas dos aparelhos convencionais já estão disponíveis em diversas cores que podem ser escolhidas pelo paciente.

Aparelho estético

Os outros tipos principais de aparelhos dentais são os estéticos, que são feitos ou com porcelana ou com safira.

De uma forma geral, essa é a melhor opção para os pacientes que desejam um tipo de aparelho que seja bem mais discreto, já que muitos ainda não gostam do aspecto que o aparelho convencional proporciona.

Ao invés de se utilizar as borrachinhas (ligaduras ortodônticas) do aparelho metálico convencional, os braquetes dos aparelhos estéticos são bem mais claros, similares a coloração dental natural.

E existe alguma diferença muito grande entre o aparelho estético de porcelana e o de safira?

A grande diferença entre os dois tipos de materiais usados no aparelho estético é que a porcelana tem um aspecto bem mais opaco.

Por outro lado, o aparelho estético de safira possui um aspecto que é mais translúcido, ou seja, ele é mais claro e deixa passar a coloração, o que se encaixa perfeita nas cores de dentes do paciente.

Outro aspecto distinto entre os dois tipos de materiais utilizados nos aparelhos dentais estéticos é quanto às canaletas, que nada mais são do que o local do braquete onde o fio ortodôntico passa.

Os aparelhos com modelo de safira tendem a ter as canaletas mais lisas e também bem mais discretas do que quando comparado com as canaletas do aparelho dental de porcelana.

Um último ponto que diferencia bastante os dois materiais é a resistência a fraturas e também ao deslocamento dos aparelhos, já que os de safira são muito maiores do que nos modelos de porcelana.

Esse tipo de conhecimento é muito importante para que o paciente possa, conjuntamente com o seu dentista, escolher aquela opção de aparelho dental que melhor encaixe-se nas suas necessidades.

Conclusão

Como você viu, os aparelhos dentais foram desenvolvendo-se ao longo do tempo, passando de simples formas de tratamento da arcada e dos dentes, para também se ter a preocupação estética de quem precisa utilizá-lo.

Neste texto, mostramos a você os principais tipos de aparelho dental existentes hoje no mercado, que são os convencionais e os estéticos, que podem ser de dois materiais diferentes: porcelana ou safira.

Se possui algum problema em relação a arcada dentária ou aos dentes, então é importante marcar uma avaliação para saber mais detalhes sobre tratamentos.

Nosso número de contato é: (93)99205-8434.

Gostou do artigo de hoje sobre quais são os tipos de aparelho dental?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Agende agora sua avaliação